O ÚLTIMO POST DO AUDIOCHROMA

Em 2006 reunia-se, como era de costume, um grupo de amigos em torno de uma mesa coalhada de cervejas. Como fundo, despejava-se das caixas de som uma variedade enorme de estilos. A conversa roda em torno de Música, Cinema e Literatura. Mas, principalmente, Música. São praticamente três enciclopédias musicais. Adoram “caçar” sons internet afora, loja de discos e sebos. Lá pelas tantas alguém chama atenção para a compartimentação da maioria dos blogs que disponibilizavam álbuns para download. Os maiores eram sempre muito específicos, determinando estilos ou recortes temporais para suas publicações. E aí surgiu a idéia de um novo blog cuja característica principal era a diversidade. Nascia o AUDIOCHROMA que hoje, não sem um certo travo, retiramos do cyberespaço. Foram mais de mil postagens. Milhares de downloads. Centenas de e-mails e comentários e mais de uma centena de paises visitantes. Temos certeza que muita gente se tornou fã de determinados artistas ao descobrir aqui neste espaço sua obra. Essa era a tônica do trabalho.

Como todos sabem sofremos uma campanha cruel de denuncias. O astral foi a zero. Superamos e recomeçamos os posts. Recrudescem as denúncias. Os links começam a ser bloqueados nos servidores. O próprio Blogspot recebe constantemente indicações contra o AUDIOCHROMA. Nunca entendemos isso. Nunca nos preocupamos em ser o mais visitado. Nem no Google aparecemos. Preferimos sempre manter a coisa bem “manufatureira”. Mesmo assim não fomos poupados.

Os tempos mudam, e mudam muito lepidamente com a Revolução Virtual que ainda não chegou a todos. Mas mesmo assim o impacto sobre a comunidade humana é visível. É um instrumento de democratização do conhecimento como nunca antes se assistiu na História da espécie. Os mais diversos setores da sociedade começam a se adequar a esses novos tempos. É de se esperar que a produção artística também o faça. Livros, discos, filmes já não se constituem em privilegio de uma elite de fundos e largos bolsos. Uma tomada, um micro e uma conexão razoável e a rede abre perspectivas inenarráveis. Coisa impensável tempos atrás, temos o patrimônio cultural do Homem a distancia de um click.

Fala-se de Direitos Autorais. Compreendemos o conceito e entendemos o direito sobre o processo criativo. Assim como entendemos a reação à abertura, ao acesso geral e imediato da fruição artística. O autor merece recolher o fruto de sua genialidade. Mas quem mais é merecedor de morder sua fatia? È aí onde se encontra o Nó Górdio. Sentada em gordos lucros uma indústria predatória se recusa a abandonar o velho modelo que lhe garante o controle não somente da obra mas do artista e de seu público. A net veio dar um basta a isso tudo.

Acreditamos que demos nosso contributo ao partilhar, a democratização do conhecimento. Mas somos humanos e não profissionais vazios de passionalidade. Nada retiramos daqui senão a satisfação de ver o numero de donwloads aumentar. A alegria de receber um mail, um recado, um comentário. Ver isso tudo se esmaecendo, morrendo lentamente em função de denuncias é por demais doloroso. Por isso a decisão de fechar de vez contra a tendência de deixar o espaço aberto até o expirar de todos os links. Não suportaríamos entrar no blog (sim, pois não resistiríamos) e encontra-lo entregue as teias de aranha, fermentando no abandono. Encerremos então o AUDIOCHROMA com a mesma dignidade que o mantivemos.

Isso posto, deixamos aqui todo nosso carinho, nossa imensa alegria pelo convívio com nosso(a)s visitantes, nossa saudade até. Vai ser estranho não ter um calendário de postagens a manter, as reuniões acerca do acervo, os telefonemas eufóricos quando determinado álbum atingia altas cifras de downloads. MUITA OBRIGADO MUITO OBRIGADO MUITO OBRIGADO ... PARTILHEM PARTILHEM PARTILHEM

Stratocara, Punkadas e Stagger




Cuide-se Bem

Guilherme Arantes



Cuide-se bem!
Perigos há por toda a parte
E é bem delicado viver
De uma forma ou de outra
É uma arte, como tudo...

Cuide-se bem!
Tem mil surpresas
A espreita
Em cada esquina
Mal iluminada
Em cada rua estreita
Em cada rua estreita
Do mundo...

Prá nunca perder
Esse riso largo
E essa simpatia
Estampada no rosto...

Cuide-se bem!
Eu quero te ver com saúde
E sempre de bom humor
E de boa vontade
E de boa vontade
Com tudo...

Prá nunca perder
Esse riso largo
E essa simpatia
Estampada no rosto...





..............................


theAUDIOCHROMA reaches the end. Thanks to all and goodbye



.



12 comentários:

  1. Que pena! Sentiremos falta ...

    ResponderExcluir
  2. Realmente uma pena! De qualquer modo agradeço por todo esse tempo e por expandir meu horizonte musical!

    ResponderExcluir
  3. obrigado por tudo,desejo-lhe boa sorte e espero o encontrar no paraiso da musica até sempre un enorme abraço.

    kikas.
    klicradio

    ResponderExcluir
  4. Meu camarada vc nos proporcionou muitas coisas boas, dentro do contexto musical, porém, fica aqui todos os agradecimentos por todo tempo em q vcs estiveram trabalhando em prol dos usuários de seu blog, pena q acabou, mais estamos aqui na expectativa de vcs retornarem. Abração e felicidades (Castro).

    ResponderExcluir
  5. obrigado por tao bons momentos,e por poder viajar convosco,especialmente ao passado.um grande obrigado.aquele abraço...

    ResponderExcluir
  6. Hello,

    Sad News... Another nice Blog is gone... Bye Bye ( http://upuout.blogspot.com )

    Greetings from Upuout

    ResponderExcluir
  7. Vocês são sensacionais, contribuíram enormemente para a minha cultura musical que, modéstia a parte, já era muito boa. Em qual cidade estão? Quam sabe nos reunimos para uma cerveja... fortíssimo abraço para vocês!!

    ResponderExcluir
  8. é triste , era fã do blog de vocês ;(

    ResponderExcluir
  9. NAo vou retirar voces dos meus favoritos. um beijo rejane

    ResponderExcluir
  10. Que pena,mais um ótimo Blog que se vai...mas,obrigado por existirem um dia,sentiremos falta.abraços.
    Eugenio (louveira/SP)

    ResponderExcluir
  11. Caramba, eu era fã desse blog há anos atrás e tinha como página inicial. Baixava bandas q não ouvia a anos ou que simplesmente nunca tinha ouvido falar, e sempre gostava de tudo. Eu aprendi a gostar de música nacional com este blog... Era o único blog que eu gostava realmente de ficar lendo, navegando, ou seja, saboreando.

    Valeu a pena enquanto durou, pena que so reencontrei o blog agora, após tudo ter acabado.

    ResponderExcluir
  12. Muito estranho entrar no Audiochroma depois de tanto tempo, ler Gurgel(http://paccelligurgel.blogspot.com) novamente e saber que ele não tá mais ao alcance dos sentidos imediatos... mas "que os deuses das feras tenham dela piedade e, lenientes, brindem-na como sempre o fizeram: com a placidez necessária ao convívio com as feridas abertas que sempre, mas sempre, demoram a fechar…"
    http://oacasodomeusom.wordpress.com/category/luto-e-lisonja/

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar.
É MUITO IMPORTANTE PRA GENTE SUA ATENÇÃO.
COMENTE SEMPRE